Free Transcript: Aula 03 Exploração da formação de preços e a lei da oferta e da procura | YTScribe

Free Transcript: Aula 03 Exploração da formação de preços e a lei da oferta e da procura | YTScribe

Então pessoal vamos agora para próxima aula aqui ó na aula anterior a gente viu um pouquinho sobre expectativas realistas né de investimento Lembrando que se uma pessoa chegar para você e falar que ela consegue mais do que é 6% 8% 10% 50 né é fique com pé atrás né da grande maioria das vezes você pode estar sendo vítima aí de um de algum 

 Tipo de golpe tá então tem que ficar muito ligado se a pessoa consegue fazer um resultado tão incrível assim investindo em bolsas investindo em ações investindo no que for essa é uma pessoa que ela tinha que estar lá em dando aula em Harvard dando aula e nem maiti não sei a pessoa tinha que estar operando um grande fundo investimento né então é pessoal tem que ter cuidado e outra questão assim que é muito séria que o que eu sempre vejo assim é que muitas 

 Estratégias que tem um resultado por exemplo eu já vi estratégias que a pessoa consegue 200% em um mês é 300% em um mês até mais que isso é possível isso é possível só que o nível de risco o nível de risco de perder todo o capital investido nesse tipo de estratégia ele é absurdo então não vale a pena porque porque a pessoa vai lá vamos simular assim um investimento desses Absurdos a pessoa vai lá e coloca 500 dólares numa estratégia de Alto retorno dessa E aí no 

 Primeiro mês ela ganha 200% ou 100% 300 aí no outro mês ela perde tudo e às vezes é pior ainda às vezes ela coloca 500 aí dobra né clicar 100% no mês fala nossa isso é fantástico isso é absurdo e se continuar dobrando meu Deus do céu né você vai você fica milionário tem uma conta pessoal que é muito relevante eu sempre falo sempre meus amigos e eles ficam meio que assustados até porque é uma conta simples mas que funciona se a pessoa conseguir fazer 

 100% em um mês e manter isso durante um ano você fica milionário com 250 como que funciona isso vou mostrar para vocês aqui deixa eu ver se eu consigo abrir aqui é aqui acho que eu consigo então o que que é o que que é Opa o que que é você conseguir fazer 100% também você conseguir dobrar um capital você colocou lá 250 no primeiro mês né conseguiu dobrar Então você vai fazer vezes dois 

 Ok no outro mês você conseguiu dobrar também então vai ser vezes dois né Deixa eu só voltar aqui porque eu vou colocar mês a mês então seria 250 x 2 no outro mês teria 500 vezes 2 novamente então aqui a gente tá contando dois meses né terceiro mês quarto mês quinto mês 

 Sexto mês sétimo mês oitavo mês no mês décimo mês décimo mês décimo primeiro mês em 12 meses você teria um milhão de reais Vocês estão entendendo isso eu saio de 250 e não é feito nenhuma porta pessoal não é feito nenhuma porte mensal é só os 250 Que você iniciou tá entendendo se iniciou lá com r$ 250 e 

 Deixou ele render dobrando dobrando é 100% ele retorno no mês então em 12 meses se tu botar 250 você consegue um milhão Por isso que eu digo que é insustentável porque senão todo mundo tava milionário né Se conseguir 100% de retorno em um mês e essa questão que eu quero dizer para vocês por que que isso daqui não vou dizer que isso aqui é impossível porque ganhar na mega-sena também é possível estão entendendo ganhar na 

 Mega-sena é possível então isso daqui é possível só que a probabilidade pessoal por isso que eu sempre bato na tecla da probabilidade a probabilidade de você conseguir fazer isso daqui é muito difícil porque o nível de risco que você vai estar exposto é muito grande Então você vai ter que arriscar muito para você chegar nesse nível e é aquela aquela história assim ó eu vejo muito assim o pessoal que arrisca tem pessoas que que são mais arrojados nos 

 Investimentos e eles arriscam mais e às vezes a pessoa fica até empolgada fala nossa um mês ali eu consegui 100% no outro mês eu consegui mais 100% e ela vai investindo mais ainda né não basta só os 250 que ela colocou no início ela vai aumentando os valores investidos E aí quando ela perde ela perde tudo então é tem até um filme que eu achei bem interessante esses dias que o a pessoa falou assim sempre depois da sorte só tem uma coisa 

 Que pode vir né porque a pessoa pode ter sorte no primeiro mês segundo mês terceiro mês e tal mas ela fala assim só tem uma coisa que vem depois da sorte que é o azar então você pode ter sorte você pode Ah tá é um mês dois meses você você tem um resultado 100% 200 até cara tem gente que consegue até mil por cento e dentro de um mês né só que o nível de risco que ele chegou para conseguir isso é um nível de risco de Mega Senha não 

 Mega-sena né Mas um nível de risco altíssimo é tipo um Day trade ali ó 97% das pessoas perdem né então é essas estratégias de alto risco alto alavancagem o risco é absurdo então às vezes compensa você comprar um bilhete da mega-sena do que você investir numa estratégia dessa de alto risco né mas eu vou mostrar para vocês como que com relativamente baixo risco relativamente baixo o risco pessoal porque o que que acontece o mercado 

 Financeiro Como eu disse para vocês só tem dois lados o lado do da renda fixa e o lado da renda variável renda fixa vai te pagar não gosto de usar a palavra miséria mas ela vai te pagar muito pouco né poupança para ser uma ideia a poupança ela não corrige nem inflação muitas vezes então você vai colocar outro dia na poupança você vai estar rasgando dinheiro porque a poupança hoje em dia a gente sabe que tem os títulos do Tesouro 

 Cara tem muito opção boa para ser investida com pouco capital que é a renda fixa no Brasil e que você pode investir e ter um resultado muito mais interessante do que poupança na renda fixa né a renda fixa que eu falo com garantia fundo garantidor de crédito é garantias do mercado brasileiro ok É mas a gente vai falar de renda variável também vai falar bastante mas vamos lá é vamos falar um pouquinho agora sobre informação de preço então o que que é a 

 Formação de preço deixa eu passar aqui formação de preço no Mercado ela existe na faculdade tem uma matéria sobre que fala bastante sobre isso em produção e tal mas eu vou trazer uma abordagem aqui vou tentar ser mais simples se você quiser e atrás de mais informações tem várias informações sobre isso uma das do que a gente aprende bastante é sobre elasticidade de preço existem preços que tem elasticidade e 

 Inalasticidade de preço essa é uma questão mais técnica um pouco mais complexa eu vou dar um exemplo simplista para tentar resumir isso daqui por exemplo assim existem coisas que mudando o preço elas são mais consumidas existem coisas que mudando o preço elas não são mais consumidas então de forma geral eu vou dar o exemplo do sal se o sal baixar de preço ele vai ser mais consumido difícilmente né porque o sal todo mundo 

 Usa uma quantia de sal x ou y z então tem alguns produtos que dependendo do preço a variar acontece a in elasticidade do preço do preço não tem variação mas grande parte das coisas aí vamos dizer assim qual que é a coisa mais líquida do mundo que eu já vou falar um pouquinho sobre liquidez Qual que é a coisa que é mais fácil de ser comprada e ser vendida comprada e vendida Existem duas coisas no mundo vou colocar três três vou colocar três para 

 Ficar mais mais intangível vamos dizer assim existem três coisas do mundo que são as coisas mais comercializadas e são as coisas que tem mais liquidez liquidez é o quanto veloz quão rápido Eu transformo alguma coisa em dinheiro vou dar um exemplo de um imóvel eu tenho uma casa para vender é fácil vender uma casa mais ou menos né mas a priori uma casa leva um mês dois meses quem sabe seis 

 Meses para ser vendido quem sabe até mais então um imóvel é um ativo de baixa liquidez é um ativo que dificilmente leva um tempo para mim conseguir transformar em dinheiro já os três ativos mais líquidos ali que eu vou enumerar claro que existem nuances pessoal Existem várias questões mas os ativos mais líquidos hoje no mundo são Euro dólar o dólar vem na frente né o dólar é Moeda mais forte do mundo mas é o dólar o Euro e o ouro o ouro é um 

 Ativo é um minério Mas ele é muito líquido também você pode comprar contratos de ouro né então ele é muito comercializado ele é um ativo muito forte até se você for analisar os gráficos do Ouro praticamente todos os momentos na grande maioria dos momentos de crise as pessoas compram então o ouro é um ativo de proteção é um ativo onde as pessoas compram para se proteger porque elas vão dizer uma pessoa que mora na Europa e aí 

 Lá começou a guerra que tá na Ucrânia e tal e o existe o risco de inflação existe vários riscos e vamos dizer assim que existe o risco do Euro acabar então a pessoa que tem eu em casa ela fala assim não mas espera aí Se tiver uma guerra mesmo aqui na Europa quem sabe se eu daqui alguns dias não tenha mais valor né você pega ali no início da Guerra o Euro chegou a bater um dólar Perdeu muito preço então sempre nesse momento 

 De crise tem um risco da moeda perder muito valor do preço e até acabar né a gente teve aí o quem é mais antigo aí no Brasil sabe que o Real Antes do Real existia o Cruzeiro cruzado né eles tinham várias moedas que acabaram então muito das vezes compensa você comprar Euro comprar dólar comprar ouro porque aí você se protege né você se protege contra você não fica exposto naquela moeda fraca o Brasil apesar de ser uma potência no Agro o Brasil é um 

 País muito relevante no cenário internacional mas a moeda real ainda ela não é vista como uma moeda forte a gente tem várias moedas aí a gente tem o dólar canadense tem o dólar né os Holandês tem o franco suíço tenho a livre Celina tem o em japonês todas essas moedas estão na frente do real brasileiro infelizmente Então quando você vai analisar aí as moedas do mundo inteiro e a moeda real o real brasileiro ele é considerado uma moeda exótica é você vai se você colocar 

 Aqui ó pra pra não dizer que eu tô mentindo pessoal é real brasileiro moeda exótica é isso que o pessoal chama o pessoal chama o Brasil de sempre quando você tá no contexto Internacional e você vai falar sobre real brasileiro eles falam assim não mas espera aí comprar real é arriscado o grande investidor internacional ele acha muito arriscado comprar real porque porque o Brasil você pega o Real ele vai ter quantos anos tem 

 Eu acho que não tem 30 anos o real né desde a sua Fundação vamos dizer assim sua criação e enquanto as moedas mais forte aí imagina Quantos anos tem a libra esterlina Quantos anos tem o dólar americano então o real brasileiro ainda é uma moeda considerada exótica né moedas vamos ver quantas mais aqui a moedas exóticas Quais são as moedas exóticas ó o rubro também é uma moeda exótica 

 Lira turca também é uma moeda exótica a coroa sueca é uma moeda exótica deixa eu colocar aqui para você ver comigo aqui ó então o rubro você pega a lira turca você pega a coroa sueca são moedas relativamente novas ou de países que não são tão como dizer assim estáveis estáveis seja politicamente estáveis seja economicamente então Existem muitos ó moeda do Kuwait tá vendo tem umas moedas assim que são 

 Que são as moedas mais fortes consideradas ó Euro em japonês o gbp né a libra franco suíço o dólar canadense o dólar australiano coroa norueguesa Então pessoal é para vocês verem como que o Real ele é um ativo que não é tão líquido assim incomparado com as outras empresas as outras as outras moedas dos outros países Mas vamos lá deixa eu só fechar aqui vamos vamos continuar aqui ó então se vocês entenderem o que que é liquidez 

 Aí a gente parte para o passo de formação de preço como que é formado o preço do real real brasileiro em relação ao dólar americano existe uma coisa que se chama lei da oferta e procura essa lei pessoal é uma lei universal né O que que ela disse ela disse que quanto mais procurado é uma coisa mais cara ela fica quanto menos procurar dessa coisa mais barata ela fica de forma geral Então por que que o Real fica mais caro em relação ao dólar E por que que o Real fica mais 

 Barato em relação ao dólar é muito simples pessoal é muito simples o real brasileiro em relação ao dólar quando o investidor americano começa a investir no Brasil começa a comprar ações de empresas brasileiras começa a comprar Petrobras vale e outras empresas brasileiras o que que acontece o americano precisa trocar os seus dólares por reais para ele comprar uma ação da Petrobras por exemplo o nesse ato dele trocar dólares por 

 Reais ou seja comprar reais o Real vai ficando mais caro né conforme o inverso vai acontecendo O dólar vai ficando mais barato é que não é o dólar né que o Real que fica mais caro e mais barato então é o básico do básico da lei da oferta e da procura tá entendendo quanto mais pessoas comprando reais mas o Real se valoriza quanto menos pessoas quanto mais pessoas comprando dólar né pegando os seus reais e transferindo eles para 

 Dólar mas é a relação inversa então o dólar vai ficando mais caro em relação ao real isso é lei da oferta e dá Procura é o básico de economia e é o que rege tudo o que rege tudo desde você Esses dias eu tava com a discussão com os amigos meus e eles estavam falando assim ah mas o carro x não vale isso vou até colocar o carro aqui para vocês carros mais vendidos do Brasil eles falaram assim ah Rafael esse carro que tá sendo vendido que é essa esse carro 

 Aqui que é o mais vendido do Brasil não vale esse valor aí eu falei assim não pera aí o que diz se alguma coisa vale ou não vale é as pessoas pagarem por isso ou não tá mas aí você quer dizer o quê Rafael que Quem determina o preço de alguma coisa é o mercado exatamente Quem determina o preço de qualquer coisa no mundo são ou é o número de pessoas que está disposta a pagar por ela 

 Simples assim ah mas esse carro aqui ó eu acho legal esse carro até mas é esse carro aqui foi o carro mais vendido tá acho que ainda tá sendo esse ano o carro mais vendido e ano passado foi o carro mais vendido e eles falaram falaram assim não mas Rafael esse carro ele custa 110 mil uma coisa assim aqui ó deixa eu pegar o preço dele aí eles falavam assim não Rafael esse carro não vale esse preço 

 Esse carro é 120 mil reais mas esse carro não vale 120 mil reais é só um carro tá muito caro porque ele não vale como que não vale é o carro mais vendido do Brasil as pessoas estão pagando para comprar esse carro se as pessoas estão pagando para comprar esse carro logo esse carro Vale 120 mil reais Se as pessoas não estivessem pagando se um grande Isso é meio relativo Mas vamos colocar um grande número de pessoas né 

 Não tivesse pagando esse carro Não valeria por que porque ele não seria vendido né então o que determina o preço de tudo claro que a nuances pessoal e eu acho assim uma das coisas que mais pode influenciar o preço de alguma coisa são coisas relacionadas a marketing relacionados a emoção relacionados a n n coisas vão dizer assim mas é como diz o a propaganda do MasterCard né Tem coisas que que o dinheiro não 

 Compra né Tem coisas que às vezes são subjetivas na própria emoção do ser humano né então às vezes para mim mas isso isso eu tô falando de questões subjetivas de valor né Então para mim agora teve uma viagem espacial lá né Então para mim viajar para o espaço e ficar se não me engano são 80 km de altitude a pessoa vai pagar um milhão digamos de dólar cara para mim quem sabe não faz sentido para mim seja um preço que não vale só que para outra pessoa 

 Pode ser uma coisa que ela sonhou desde a infância dela e ela vai economizar a vida inteira dela para ela conseguir fazer uma viagem para o espaço então existem questões subjetivas e emocionais e de marketing que influenciam preços com certeza isso é um fato mas de maneira geral os preços são determinados pelo mercado ou seja o número de pessoas que está disposto a pagar por aquilo é aquilo que ela vale vamos lá vamos para frente aqui é a 

 Mesma coisa em ações é a mesma coisa em moedas é a mesma coisa no próprio vamos pegar o Bitcoin né Vamos colocar aqui ó btc USD que é o dólar versus o Bitcoin né então o Bitcoin Hoje nossa deu uma caída feia esses dias né mas o Bitcoin é de maneira geral ele tá valendo 26 mil dólares por que que o Bitcoin cada Bitcoin Vale 26 mil dólares simplesmente porque nesse momento existem pessoas dispostas a pagar por isso apagar esse valor aqui por cada Bitcoin tá 

 Entendendo olha só o preço da volatilidade dele olha quanto ele ele variou né então a variação do Bitcoin é muito complicado Eu acho assim é só fazendo um parênteses em relação a criptomoeda pessoal as coisas que tem variações você pega assim ó Isso daqui é variações absurdas né Agora vamos pegar um outro ativo aqui ó vamos pegar os ativos mais consolidados Vamos colocar aqui ó Euro dólar 

 Se você for analisar um euro dólar em relação ao Bitcoin olha só aqui a gente ainda não conceitozinho mas específico mas só para fazer um parênteses para vocês entenderem o que que é volatilidade volatilidade é a amplitude de variação de um ativo então a volatilidade do Bitcoin é muito grande e isso mostra pra gente que o risco de você perder dinheiro em ativos de alta volatilidade 

 É muito grande então você pega aqui ó ele chegou a valer 60 mil dólares e agora ele tá valendo 26 mil dólares então é um ativo que tem uma variação muito alta o risco de você perder dinheiro Nisso daqui é absurdamente grande grande grande grande então mesmo eu vejo assim mesmo as pessoas que estudam muito e tal cara é muito das vezes elas ganham dinheiro no mercado de cripto 

 Muito das vezes é sorte então é muito difícil ganhar trabalhando com ativos de alta velocidade Ponto Isso é fato agora se pega um euro dólar olha só a vantagem Qual que é a vantagem a vantagem é que ele sai de 71 aqui ele chegou a valer 71 centavos Deixa eu ver se eu consigo deixar maior para você conseguir ver melhor pessoal ó ele chegou a valer aqui 71 centavos de dólar E aí ele o máximo que ele chegou Foi valer r$ 1,57 tá vendo aqui ou seja 

 Um ativo que sai de 65 centavos para 1,57 a variação máxima dele aí vai ser em torno de três vezes duas três vezes então quer dizer o quê Isso quer dizer que vamos pegar aqui nos últimos cinco anos nos últimos cinco anos Ele saiu de 1 e 16 para 99 Vocês estão entendendo Então essa amplitude de variação de um vamos renovar para um de um para um e 20 tá entendendo são 20% de variação dentro de um período de cinco anos até menos aqui né porque aqui deu mas vocês estão 

 Entendendo a minha analogia a volatilidade a variação desse ativo durante o período de cinco anos é de 20% é muito baixo agora você vai pegar cinco anos em Bitcoin da vida e você vai ver que ele valia o que valia três e foi para 64 Você tá entendendo a volatilidade a diferença de três para 60 e pouco e aí agora já tá chegou numa mínima que de 16 então um ativo que tem esse tipo de 

 Volatilidade aqui é um ativo que que não é um ativo consolidado não ativo de referência até tinha algumas pessoas que falavam no início do Bitcoin até que ele era um ativo de proteção que que é um ativo de proteção um ativo de proteção é um ativo que em momentos de crise ele se valoriza aí eu vou pegar o que eles falava assim não Rafael mas espera aí quando aconteceu a covid por exemplo que é um momento de crise o Bitcoin tinha que se 

 Valorizar E o que que aconteceu aqui em 2022/2021 aqui ó aqui acho que foi né a pandemia Mas a gente não viu assim uma valorização do Bitcoin até hoje ele tá ele chegou a valer aqui ó dois e é 16 mil dólares então o que que é um ativo de proteção eu vou mostrar para vocês agora tchau SD é o ouro é chamado de sal também deixa eu ver se eu consigo abrir o gráfico dentro do Google direto 

 O ouro é realmente um ativo é um minério e é um ativo de proteção porque porque todos os momentos de crise o ouro se valoriza então eles falam assim ah não porque o Bitcoin é o ouro digital não Eu discordo discordo é categoricamente falando porque o ouro nos momentos de crise ele se valoriza as pessoas começam a comprar ouro no momento de crise devido a sua valorização devido a sua proteção que ele que ele proporciona já ativos 

 Como Bitcoin né outras criptomoedas você não vê isso né você não vê as pessoas comprando para se proteger de momentos de crise então é por isso que eu digo que é o ouro é um ativo de Alta alta é um ativo de alta de baixa volatilidade então ele não é um ativo que tem esses esses essas disparadas absurdas né esses Deixa eu ver se eu consigo achar um uma um gráfico aqui 

 Bem mais se aparece que aí você consegue você consegue ver bem certinho aparece quando aqui o gráfico de cinco anos do dólar Então você consegue ver que que ele é um ativo realmente o ouro é um ativo de proteção Olha só ele tem as suas variações mas de maneira geral ele permanece aqui ó em cinco anos em uma aqui Aqui tem no covid ele se valorizam mais ainda né no convite a gente viu que ele aumentou de preço as pessoas se 

 Protegeram comprando ele e é um ativo de proteção que tem muita liquidez que que é liquidez é você tornar esse esse ouro é transferir ele vamos dizer assim vender ele é um curto período de tempo né Você consegue transformar ele em dinheiro de acordo com a cotação do dia que tá em 60 60 dólares né o valor da cinco anos mas é ó aqui ele é medido em gramas onça e quilo né então aqui tá o valor por quilo de ouro mas é muito interessante o 

 Ouro é um ativo bem relevante aí e lembrando pessoal que o ouro ele não precisa comprar o ouro em Barras né de Ouro Claro que também dá né mas existem muitas empresas que vendem o contrato de ouro então você pode comprar um papel como se fosse né um contrato numa tem várias corretoras né no Brasil que você pode comprar ouro corretora Brasil até no Banco do Brasil tem como você investir em Ouro Mas tem 

 Várias corretoras XP investimento a Banco do Brasil Itaú Corretora tem como você ir na corretora do teu banco ou outras corretoras aí e você comprar o xiao o sd né o ouro o sd tem corretoras nos Estados Unidos dólar mas corretoras do Brasil É vantajoso você usar porque elas são reguladas pela cvm pelo banco central Então você pega essas corretoras por exemplo Clear você pega uma corretora 

 Tipo vamos ver se tem mais o Itaú né Tem algum banco super conhecido tem a corretora Banco do Brasil também um banco do governo a XP é um dos maiores corretor um dos maiores corretoras do Brasil também então tem várias corretoras que você pode entrar em contato com eles e falar ó Eu queria comprar e correspondente de r$ 500 em ouro ou r$ 1000 correspondente em ouro ou r$ 10.000 com esse prendedor então você pode fazer esses tipo de esses 

 Tipos de contrato comprando o ouro em papel vamos dizer assim compra um direito e aí vai ficar no teu CPF vai ficar no teu nome e você não tem risco de perder então o ouro é um investimento muito bom né o Euro também é bom o dólar também é bom mas contrato de ouro são bem relevantes mas vamos lá então pessoal eu espero que tenha ficado claro essa questão de liquidez para vocês né formação de preço também então por que que o preço do ouro sobe Rafael Por que 

 Que o preço do ouro desce sempre a lei mais forte de todos é oferta e procura procura e oferta Então quando você vê momento de crise o ouro subindo é porque as pessoas estão comprando o outro elas querem se proteger elas querem ter uma garantia como se fosse você vê o valor do ouro caindo é porque as pessoas já estão não pera aí eu vou pegar esse dinheiro aqui Vou investir em uma outro lugar sabe então é tudo relacionado a 

 Lei da oferta e da procura Ok deixa eu ver se tem mais alguma coisa aqui eu acho que é isso pessoal vamos para a próxima aula ali e aí a gente vai estar falando demais sobre mercado de investimento beleza 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Comprar um carro mesmo estando negativado: Opções disponíveis

Análise fundamentalista de Robôs de investimentos - 10 mandamentos para escolher um robô de investimento